Curso Completo de Especialização em Inclusão Esportiva para Autistas
em AutismoSobre este curso
Conheça os Instrutores
Alycia Reis é fisioterapeuta, cofundadora da Jiu Jitea, mãe de uma criança autista e multicampeã de Jiu-Jitsu. Com pós-graduações em Autismo, ABA e Fisioterapia Esportiva, ela une sua experiência profissional à vivência pessoal, oferecendo uma perspectiva única e sensível às reais necessidades de pessoas autistas. Como atleta e professora, Alycia domina a adaptação de treinamentos físicos para promover o desenvolvimento motor, emocional e social de forma segura, respeitosa e eficaz.
Richard Ferreira é psicólogo com mestrado em Psicologia, especialização em Neuropsicologia, e atuação como psicólogo do esporte e psicoterapeuta cognitivo-comportamental. É também faixa preta em Taekwondo, praticante de Jiu-Jitsu — e autista. Essa combinação entre formação técnica e experiência pessoal o capacita a abordar com empatia e propriedade as necessidades emocionais e comportamentais de indivíduos autistas, tanto em contextos clínicos quanto esportivos.
Para quem é este curso?
Este curso é voltado para professores, instrutores e mestres de artes marciais, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas da saúde e da educação, além de profissionais que atuam com crianças, adolescentes e adultos autistas no contexto esportivo ou terapêutico.
Se você deseja compreender o autismo de forma profunda e prática, adaptar seus métodos de ensino e criar um ambiente mais inclusivo e seguro para todos, este curso foi feito para você.
Por que esse curso é essencial?
No universo do esporte inclusivo, boas intenções não bastam. Atender de forma adequada indivíduos autistas exige conhecimento técnico, preparo emocional e sensibilidade. Este curso foi cuidadosamente desenvolvido para oferecer isso: uma capacitação prática, acessível e fundamentada, que prepara você para agir com segurança e empatia.
Aqui, você aprenderá a aplicar estratégias adaptadas, gerenciar comportamentos desafiadores, promover a autorregulação emocional e construir experiências esportivas positivas para seus alunos autistas.
Por que isso importa?
Pessoas autistas enfrentam desafios específicos ao participar de atividades esportivas: dificuldades de comunicação, resistência a mudanças, crises emocionais, estereotipias e sobrecargas sensoriais. Quando o profissional não está preparado para lidar com essas situações, o risco de exclusão, frustração e estigmatização é alto.
A falta de preparo pode comprometer o desenvolvimento do aluno, o clima do grupo e a própria confiança do educador. Por outro lado, uma abordagem especializada e empática transforma o esporte em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento social, motor e emocional.
O que você vai aprender neste curso
Este curso combina teoria, prática e vivências reais para fornecer ferramentas aplicáveis no seu dia a dia. Veja alguns dos conteúdos abordados:
- Reconhecimento de sinais precursores de crises
Identifique sinais de desregulação emocional e saiba como intervir precocemente, prevenindo situações mais intensas. - Manejo de estereotipias
Compreenda o papel das estereotipias e aprenda estratégias para redirecionamento e acolhimento emocional. - Respeito aos limites individuais
Adapte suas práticas considerando o ritmo e as particularidades de cada aluno, garantindo segurança e engajamento. - Intervenção eficaz em momentos de crise
Aprenda a agir com calma e assertividade durante crises, utilizando um protocolo claro e centrado no bem-estar do aluno. - Pós-crise e reintegração
Ofereça suporte adequado após a crise, promovendo recuperação emocional e retorno saudável à rotina esportiva.
O que acontece quando não há capacitação?
- Sem o preparo adequado, situações corriqueiras podem se tornar fontes de estresse tanto para o educador quanto para o aluno. Crises mal conduzidas, estímulos não regulados e abordagens inflexíveis podem causar retraimento, desmotivação e até abandono das atividades. Isso perpetua a exclusão e reforça a ideia de que o esporte “não é para todos”.
Você pode ser a diferença entre a frustração e a transformação.
Os benefícios de estar preparado
- Com a formação certa, você será capaz de:
- Atuar com mais confiança e sensibilidade;
- Criar um ambiente esportivo mais seguro, acolhedor e adaptado;
- Contribuir diretamente para o bem-estar, autoestima e integração social de alunos autistas;
- Ser reconhecido como um profissional comprometido com a inclusão e com impacto positivo real.
Seja parte da mudança
- Mais do que uma formação técnica, este curso é um convite à transformação. Você irá desenvolver não apenas habilidades, mas uma nova forma de enxergar o potencial do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano.
Invista no seu aprendizado. Inclua com consciência. Transforme com propósito.
Pré-requisitos
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Neste vídeo, discutimos a relevância da identificação precisa das necessidades de indivíduos autistas na prática esportiva. Aprofundamos as consequências de uma entrevista mal conduzida e mostramos como realizar uma entrevista eficaz com os pais. Além disso, demonstramos a aplicação prática de um questionário para coletar informações essenciais sobre o aluno.
A construção de vínculos afetivos é crucial para integrar indivíduos autistas na prática esportiva. Neste vídeo, exploramos como estabelecer conexões significativas, especialmente com aqueles que enfrentam desafios para quebrar rotinas e se engajar em novas interações sociais, e como isso impacta positivamente seu desenvolvimento.
Neste vídeo, abordamos como realizar uma avaliação experimental cuidadosa e sensível no esporte inclusivo, considerando as habilidades e desafios específicos de indivíduos autistas. A aula experimental é fundamental para adaptar as atividades de forma personalizada, permitindo um ambiente mais inclusivo e efetivo.
Este vídeo oferece uma visão geral sobre as aulas individualizadas, destacando sua importância na adaptação do aluno autista ao ambiente esportivo. Exploramos como essas aulas permitem um acompanhamento mais próximo das necessidades e habilidades de cada indivíduo, promovendo sua evolução.
Neste vídeo, discutimos os benefícios das aulas individualizadas durante a fase inicial de adaptação. Com foco na personalização do aprendizado, exploramos como atender às necessidades específicas dos alunos autistas e prepará-los gradualmente para atividades coletivas, enfatizando a importância de trabalhar os estímulos identificados nas avaliações iniciais.
Neste vídeo, apresentamos como planejar aulas eficazes para indivíduos autistas, seguindo as quatro etapas fundamentais de ensino. Discutimos como adaptar o planejamento conforme as necessidades específicas de cada aluno, promovendo um ambiente de aprendizado mais eficiente e inclusivo.
Neste vídeo, exploramos a importância do replanejamento das atividades de ensino, com base no progresso e nas necessidades em constante mudança dos alunos autistas. Discutimos como ajustar as atividades de forma dinâmica, garantindo a evolução contínua no aprendizado e na integração ao esporte.
Neste vídeo, aprofundamos as estratégias de manejo comportamental eficazes para o ensino de esportes a crianças autistas. Baseado nos fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordamos suas dimensões, conceitos e metodologias, e como aplicá-las de forma prática e científica no contexto esportivo.
Neste vídeo, exploramos a importância de adotar uma comunicação empática e respeitosa ao interagir com indivíduos autistas. Abordamos como evitar uma postura autoritária e, em vez disso, promover uma comunicação mais colaborativa, positiva e eficaz, facilitando a integração no esporte.
Neste vídeo, destacamos práticas a serem evitadas ao interagir com indivíduos autistas, com foco em como lidar com a resistência à participação. Mostramos estratégias eficazes para criar um ambiente de apoio e compreensão, promovendo uma interação respeitosa e construtiva no contexto esportivo.
Neste vídeo, apresentamos estratégias práticas para lidar com a resistência à participação de indivíduos autistas em atividades esportivas. Aprenda técnicas de incentivo respeitoso que promovem o engajamento de maneira positiva, respeitando o ritmo e as necessidades do aluno.
Neste vídeo, discutimos a importância de criar rotinas estruturadas e previsíveis para indivíduos autistas. Exploramos como a consistência nas atividades pode reduzir a ansiedade, melhorar a comunicação e o comportamento, criando um ambiente mais seguro e confiável para a participação no esporte.
Neste vídeo, exploramos o uso de estratégias de reforço positivo para indivíduos autistas. Vamos mostrar como o reforço positivo pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar comportamentos desejados e promover o desenvolvimento de habilidades, criando uma abordagem motivacional e eficaz no esporte inclusivo.
Neste vídeo, oferecemos orientações práticas para identificar os sinais que precedem uma crise em indivíduos autistas. Com a habilidade de detectar esses sinais, você poderá realizar intervenções precoces e eficazes, minimizando o impacto da crise e promovendo o bem-estar do participante.
Neste vídeo, exploramos técnicas para lidar com estereotipias em indivíduos autistas durante o esporte. Discutimos abordagens como redirecionamento e suporte emocional, que ajudam na promoção da autorregulação e bem-estar, permitindo que o indivíduo participe de maneira mais tranquila e controlada.
Neste vídeo, abordamos a importância de conhecer os limites individuais dos participantes autistas nas atividades esportivas. Aprenda como ajustar as atividades e oferecer o apoio necessário de maneira cuidadosa, respeitando as necessidades do aluno e garantindo sua segurança e conforto durante o processo.
Neste vídeo, fornecemos orientações passo a passo sobre como lidar de forma eficaz com uma crise de um indivíduo autista durante uma atividade esportiva. Discutimos como priorizar o bem-estar e a segurança do participante, mantendo a calma e criando um ambiente inclusivo e seguro.
Neste vídeo, discutimos estratégias de apoio a indivíduos autistas após uma crise, com foco em promover a calma e o conforto. Exploramos como reintegrar o participante de forma gradual às atividades esportivas, garantindo a continuidade da participação e o restabelecimento do bem-estar.
